sexta-feira, 30 de maio de 2008

Festival de videos alternativos
.
Bertrand Sousa
.
A produção audiovisual dos moradores dos Funcionários I e adjacências - localidades da zona sul de João Pessoa - terá espaço garantido, a partir deste ano, na agenda cultural da Cidade com a realização do '1º Festival de Vídeos Alternativos' do bairro. Surge, assim, uma oportunidade valiosa para a manifestação artística das comunidades, revelando aspectos de suas realidades e características culturais.
.
O evento, promovido pelo Centro de Referência da Juventude Ilma Suzete Gama (CRJ Funcionários I) - através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) - em parceria com o Conselho Gestor da Praça Lauro Wanderley (Congeplaw), acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho de 2008 no próprio CRJ e no anfiteatro da Praça.
.
Por meio de temáticas que envolvem o cotidiano da juventude - faixa etária dos 15 aos 29 anos - o Festival abre suas portas para o talento desse público, residente nos Funcionários I ou nas proximidades. Também podem participar os pais e/ou responsáveis legais por estes jovens, bem como agentes culturais e demais moradores do bairro. As inscrições estão abertas até o dia 15/06/2008 na coordenação do CRJ Ilma Suzete Gama ou pelo blog do Festival (http://f1festvideos.blogspot.com). Os participantes devem preencher a ficha de inscrição e entregar juntamente com o(s) vídeo(s), impreterivelmente, até a data citada anteriormente. No ato da inscrição, os participantes devem doar um livro paradidático para a futura biblioteca do CRJ Funcionários I.
.
Os vídeos inscritos corretamente serão divididos, de acordo com o formato e meios de captação, em quatro categorias: vídeos de câmeras digitais e filmadoras; vídeos de celular e webcams; animação livre; vídeo-clipe. Em seguida, subdivididos em cinco eixos temáticos: juventude, cidadania, esporte, cultura e humor. As notas em cada categoria vão de cinco a dez. Em caso de empate, os jurados votam entre si. Os filmes devem ter no máximo 5 (cinco) minutos de duração. O mesmo vídeo poderá ser premiado mais de uma vez, segundo os critérios de avaliação estabelecidos. De cada categoria sairá um vencedor, que receberá troféu e premiações. Ainda serão premiados o Melhor Vídeo-Denúncia, o Vídeo Mais Criativo, Melhor Roteiro e Melhor Vídeo do Festival.
.
A programação será composta por palestras, mini-cursos, debates, exposições e sessões de cinema (realizadas no CRJ), e pela mostra competitiva de vídeos na Praça Lauro Wanderley. Finalizando o evento, grupos culturais do bairro farão apresentações diversas: música; dança; teatro; entre outras expressões artísticas. Além do estímulo a produção audiovisual comunitária, o Festival tem como objetivos: reforçar o processo de protagonismo juvenil; refletir sobre os principais temas que interessam à juventude e fortalecer ações culturais produzidas localmente.
.
Com efeito, a realização do '1º Festival de Vídeos Alternativos dos Funcionários I' representa um grito popular em favor da liberdade artística e criativa das comunidades, um contraponto ao silêncio e falta de iniciativas culturais que marcaram a história de tantas administrações anteriores. Mais informações sobre o evento pelo telefone (83) 3218-9397, por e-mail (
f1festvideos@hotmail.com) ou através do blog do Festival (http://f1festvideos.blogspot.com).

Nenhum comentário: